sábado, 9 de janeiro de 2010

Coco avant Chanel(Coco antes de Chanel)


Gênero:
Drama
Duração:
105min
Origem:
França
Estréia:
EUA - 25 de setembro de 2009
Estúdio:
Warner Bros.
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Camile Fontaine

Sinopse: Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.

Um filme elegante.Uma "cinebiografia" merecida.Gostei muito do longa.
Compondo um retrato charmoso de paris na excelente direção de arte,no belissimo figurino e na trilha sonora(que acompanha as personagens com sintonia).
A fotografia também é um doce,sem angulos muito radicais,mas com as cores que dão a historia um ar leve!Christophe Beaucarne soube como compor as fotos perfeitas e encontrar nos quadros a verdadeira Chanel!
Sobre as interpretrações: Grandes elogios para Audrey Tautou(O Fabuloso destino de Amelie Poulain),que não fica devendo em nada,se posso comparar:esta no mesmo nivel da ganhadora do Oscar Marrion Cottilard por Piaf:Um hino ao amor,o trabalho de Audrey é tão primoroso que as expressões vão mudando (claramente) de acordo com o desenrolar da vida da personagem.Compondo o elenco também encontram-se Alessandro Nivola e Benoit Poelvoorde com boas contribuições coadjuvantes.Como já se espera de um filme europeu: O final é realista,porém delicado.
Outro ponto que faz valer assistir o filme : a observação desta feminista que foi além de qualquer outra mulher de sua sociedade;infelizmente o mundo contemporâneo-capitalista "faz" ela ser lembrada apenas pelos cortes de cabelo e perfumes:É muito bom ver que a valorização de Chanel esta mudando.

Cinema+4pipocas






Nenhum comentário:

Postar um comentário