Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos,1950
Sinopse:
A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Boulevard. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.
Longa deslumbrante.Repleto de boas seqüências,com roteiro estruturado e personagens bem construídos.Interessante as relações de cada personagem para o desenrolar da narrativa,não estão lá por acaso ou como "meros coadjuvantes" cada célula faz o todo funcionar!Com isso torna-se impossível destacar uma unica interpretação,pois TODO o elenco é impecável conduzidos pelo maestro cinematográfico Billy Wilder.
Gloria Swanson é Norma Desmond,atriz que conheço apenas nesse filme, e que como protagonista é apoteótica e leva a personagem em todos os detalhes de suas condutas!Gloria transforma o comum em inovador!William Holden(Inferno nº 17) é Joe Gillis,o"cara é bom", contribui irresistivelmente,não ultrapassando os limites e nem sendo obvio em sua ações!Um charme.A química entre Gloria e William é devassadora!
Excelente fotografia,figurino,som,edição,direção de arte,maquiagem...Posso escrever e escrever sobre essa grande obra,mas seria pouco,apenas fica a dica de um filme que marcou a história do cinema e a minha vida como cinéfilo.
Cinema+5Pipocas
Nenhum comentário:
Postar um comentário