Diretor: Tom Ford
Roteiro:Christopher Isherwood( romance), Tom Ford( roteiro) e David Scearce( roteiro).
Gênero: Drama.
Origem: Estados Unidos/2009
Sinopse: Dilacerado pela recente morte de seu amante de longa data em um trágico acidente, George Falconer mantém as aparências, ainda visto por outros como um homem no controle. Mas em um dia crucial em 1962, no ensolarado sul da Califórnia onde ele criou raízes, este professor universitário urbano se vê no limite da sua vida. Ele vai descobrir os ecos do passado no presente e vislumbrar versões alternativas do futuro - incluindo a forte possibilidade de nenhum futuro para si mesmo.
Um dos melhores filmes que assisti esse ano.
Tom Ford, dirige com segurança e caminha com leveza nos mais obscuros sentimentos humanos, quando da perda e da fragilidade perante a sociedade.Com belos figurinos e a excelente direção de arte, captura com delicadeza o charme do tempo retratado no longa.Colin Firth esta em seu melhor, o ator que já era famoso por personagens "bobinhos" como em Bridjet Jones, nos apresenta um trabalho maduro e conciso. Não exagera. Não é piegas. Emociona e se desdroe na tela e a câmera o adora o por isso. Ao lado, temos a sempre impecável Julianne Moore que se entrega a personagem e como uma tempestade, tem expressões devassadoras!
Roteiro bem construído, edição e montagem dentro dos padrões. Boa trilha sonora.
Fotografia bem detalhada, e por muitas vezes com planos bons e inesperados.
Excelente obra, tem todos os atributos para ser considerado com um dos novos clássicos modernos.
Recomendo.
+ 5 Pipocas
Obs. Como sempre uma péssima tradução do titulo ORIGINAL para a língua portuguesa: A Single Man( Um homem solteiro) se transforma em Direito de Amar.Gostaria de entender o porque?Why?